A Névoa é uma força sobrenatural controlada pela deusa Hécate que age como um véu que distorce a visão de mortais para que não sejam capazes de ver monstros, deuses, titãs e outras ocorrências sobrenaturais, substituindo tudo por coisas que a mente mortal conhece e pode ver. Ainda assim, alguns mortais como Rachel Elizabeth Dare, Sally Jackson e May Castellan são capazes de ver através da Névoa.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Hécate, a deusa da Névoa

O trabalho de Hécate é garantir que os eventos mitológicos sejam substituídos por visões de normalidade. Sob a influência de Névoa, um mortal via deuses ou monstros como seres humanos ou animais comuns e objetos sobrenaturais se tornam itens comuns. A Névoa não pode apenas distorcer a visão, mas também cria falsas memórias e suprime as reais. Algumas vezes, a Névoa é tão poderosa e forte que engana até mesmo semideuses e sátiros, fazendo com que mortais como Rachel consigam enxergar, mas os semideuses não.

Alguns seres míticos são capazes de manipular a Névoa, por exemplo:

Mortais capazes de ver através da Névoa[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

O Mar de Monstros[editar | editar código-fonte]

Ao contrário do livro, no filme a Névoa (que havia sido ignorada em O Ladrão de Raios) não é algo que simplesmente existe e é controlada por Hécate. Existem sprays de Névoa que são usados para disfarçar coisas sobrenaturais dos mortais, podendo enganar até semideuses como Tyson usa para parecer que tem dois olhos.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]