FANDOM

O Mar de Monstros (no Brasil; Percy Jackson e o Mar de Monstros em Portugal) é o segundo livro da série Percy Jackson e os Olimpianos escrito por Rick Riordan e publicado em 2006 nos EUA e chegando ao Brasil em 2009 e em Portugal em 2010. Ganhou adaptações para filme e graphic novel, sendo ambas lançadas em 2013.

Sinopse Editar

O ano de Percy Jackson foi surpreendentemente calmo. Nenhum monstro colocou os pés em sua escola, não teve acidentes estranhos e nenhuma briga em sala de aula. Mas quando um inocente jogo de queimada entre ele e seus colegas torna-se uma disputa mortal contra uma tenebrosa gangue de gigantes canibais, as coisas começam a ficar feias. A inesperada chega de Annabeth traz outras más notícias: as fronteiras mágicas que protegem o Acampamento Meio-Sangue foram envenenadas por um inimigo misterioso e, a menos que um antídoto seja encontrado, o único porto seguro dos semideuses será destruído.

Percy e seus amigos precisam se aventurar no Mar de Monstros para buscar o único artefato capaz de salvar o acampamento. Antes, porém, nosso herói entrará em confronto com a verdadeira natureza de seu amigo Tyson - algo que o fará questionar se ser filho de Poseidon é uma honra ou uma terrível maldição.

EnredoEditar

Sonho e jogo de queimadoEditar

Percy havia sonhado, que seu melhor amigo, Grover Underwood, estava sendo perseguido por Polifemo, ele entra em uma loja de casamento que explode logo após isso. Percy acorda e ouve uma voz. Ao olhar para a janela ele vê uma sombra, que não pertence a ningém, pois não havia ninguém ali. Já no colégio, quando Percy estava jogando queimado com Tyson, alguns meninos que estavam visitando o colégio se transformam em gigantes Lestrigões. Eles tentam de várias maneiras matar Percy, jogam bola de metais pegando fogo, e outras coisas do tipo. Tyson protege Percy várias vezes, já que ele desviava das bolas. Annabeth, que todo o tempo esteve no colégio com seu boné de invisibilidade, salva e Percy vai com ele e Tyson até algumas ruas mais longe do colegio para pegarem o taxi das Três Irmãs Cinza e voltarem ao Acampamento meio-sangue.

De volta ao acampamentoEditar

Chegando no acampamento, perceberam que ele estava sobre ataque de dois touros de bronze feitos por Hefesto, e o Pinheiro de Thália estava envenenado (mais tarde eles descobrem que o responsável pelo envenenamento era Luke). Quíron havia sido demitido por ser um dos suspeitos de envenenar o pinheiro, já que ele era um filho de Cronos. O substituto de Quíron foi Tântalo. Alguns dias mais tarde, durante a Corrida de bigas, umas das atividades perigosas e sanguinárias que Tântalo ordenara que novamente continuasse na rotina do acamamento, eles foram atacados por Pássaros de Estinfália. Percy, Annabeth e Tyson ajudam na derrota dos pássaros, que causaram além da confusão, muitos feridos. Após praticamente salvarem os campistas, Tântalo acusa Percy, Annabeth e Tyson de atrairem os pássaros devido à sua "péssima condução".

A missão tem inícioEditar

Após os acontecimentos, Percy descobre que além de Tyson ser um Ciclope, ele também um filho de Poseidon, o que o torna seu meio-irmão. Annabeth então decide juntamente com Percy, fazer o pedido à Tântalo que envie alguém em uma missão em busca do Velocino de Ouro, a missão é concedida à filha de Ares, Clarisse La Rue, que também é a campista favorita de Tântalo. Hermes decide apoiar Percy na missão, o deus lhe dá três sacos de viagem contendo acessórios como uma garrafa térmica que libera ventos, além de também ser uma bússola.Poseidon também ajuda Percy, lhe concedendo três cavalos marinhos, um para ele, um para Annabeth e outro para o 'novo meio-irmão' de Percy, Tyson.

Profecia Editar

"Navegarás com guerreiros de osso em navio de ferro,

O que procuras, hás de encontrar, e teu o tornarás

Mas sem esperança dirás, minha vida em pedra enterro

Sem amigos falharás e, voando só, retornarás."

Desvendando a profecia Editar

  1. Clarisse navega em um navio de ferro fornecido por Ares no qual os tripulantes são confederados mortos da Guerra Civil.
  2. Clarisse encontra o Velocino de Ouro e o torna seu quando Percy o entrega a ela.
  3. Tanto Clarisse quanto Grover são presos em uma caverna por Polifemo em que a porta é uma pedra gigante. Polifemo planeja se casar com Clarisse e ela perde as esperanças de completar a missão.
  4. Clarisse precisa da ajuda de Percy, Annabeth, Tyson e Grover para enfrentar Polifemo, mas precisa voar sozinha de volta para o Acampamento Meio-Sangue, visto que só tinham dinheiro para um voo.

Nomes dos capítulos Editar

Cap Estados Unidos Brasil Portugal
1 My best friend shops for a wedding dress Meu melhor amigo vai comprar um vestido de noiva O meu melhor amigo vai comprar um vestido de noiva
2 I play dodgeball with cannibals Meu jogo de queimado com canibais Jogo ao mata com canibais
3 We hail the taxi of eternal torment Nós chamamos o táxi da tormenta eterna Chamamos o táxi da danação eterna
4 Tyson plays with fire Tyson brinca com fogo Tyson brinca com o fogo
5 I get a new cabine mate Meu novo companheiro de chalé O meu novo companheiro de cabana
6 Demon pigeons attack O ataque dos pombos demoníacos O ataque dos pombos demoníacos
7 I accept gifts from a stranger Eu aceito presentes de um estranho Aceito presentes de um estranho
8 We board the Princess Andromeda Nós embarcamos no Princesa Andrômeda Embarcamos no Princess Andromeda
9 I have the worst family reunion ever Minha pior reunião de família de todos os tempos A pior reunião familiar de sempre
10 We hitch a ride with dead confederates Pegamos uma carona com confederados mortos Apanhamos boleia de confederados mortos
11 Clarisse blows up everything Clarisse detona tudo Clarisse manda tudo pelos ares
12 We check in to C.C.'s Spa & Resort Nossa estada no Spa & Resort de C.C. Mudamos de visual na Estância & Spa de C. C.
13 Annabeth tries to swim home Annabeth tenta ir nadando para casa Annabeth tenta ir a nado até casa
14 We meet the sheep of doom Nosso encontro com o carneiro da perdição Encontramos as ovelhas assassinas
15 Nobody gets the Fleece Ninguém consegue o Velocino Ninguém fica com o Tosão
16 I go down with the ship Eu afundo com o navio Afundo-me com o navio
17 We get a surprise on Miami Beach Uma surpresa nos aguarda em Miami Beach Uma surpresa em Miami
18 The party ponies invade A invasão dos pôneis de festa A invasão dos pôneis festivos
19 The chariot race ends with a bang A corrida de carruagens termina com uma explosão A corrida de bigas termina com um estoiro
20 The Fleece works its magic too well A magia do Velocino é boa até demais O Tosão tem um efeito surpreendente

Personagens Editar

Campistas e outros semideuses Editar

Mortais Editar

  • Sally Jackson; mãe de Percy. Finalmente começando a viver por conta própria, leva Percy e Tyson para a escola.
  • Matt Sloan: valentão idiota da escola de Percy.
  • Treinador Nunley: professor de Percy, Tyson e Matt. É muito velho e mal se mexe, não sendo sequer capaz de perceber que o jogo de queimada com os lestrigões saiu do controle.

Imortais Editar

  • Quíron: lendário centauro treinador de heróis. Demitido do acampamento suspeito de ter envenenado o pinheiro de Thalia. Como sua imortalidade é ligada a seu cargo, ele a perde.
  • Irmãs Cinzentas; as três irmãs que possuem apenas um olho e um dente juntas. Dirigem o táxi que leva Percy, Annabeth e Tyson ao acampamento e possuem informações importantes.
  • Circe: feiticeira e dona do Spa & Resort da C.C. que tenta recrutar meninas para aprender magia e transforma meninos em porquinhos da índia.

Deuses Editar

  • Dioniso: deus do vinho e diretor do Acampamento Meio-Sangue, embora odeie seu trabalho. Continua sendo provocativo com Percy e agora com Tyson, embora seja justo ao recontratar Quíron.
  • Hermes; deus mensageiro. Aparece para Percy e lhe dá alguns presentes mágicos para ajudá-lo a fugir e completar a missão, tendo a intenção de que Percy consiga convencer seu filho Luke a voltar para o lado dos deuses.
  • Poseidon: deus dos mares. Apesar de não aparecer fisicamente, é o responsável por reunir Percy e Tyson, além de reclamar o ciclope e mandar ajuda com Arco-Íris e os cavalos-marinhos.
  • Ares: deus da guerra. Além de mandar o navio para Clarisse, ele aparece brevemente ameaçando-a para que não deixe Percy tomar conta da missão.

Monstros Editar

Outros Editar

Mortes Editar

Locais visitados Editar

Premiações notáveis Editar

  • 2006 – Melhor livro – Child Magazine
  • 2006 – VOYA Top Shelf Fiction List
  • 2006 – Top 10 escolhas de verãoBook Sense
  • 2006 – Melhor livro infantil Barnes & Noble
  • 2006 – Melhor sequência de fantasia Kirkus Reviews
  • 2007 – Melhor livro para jovens adultos - YALSA
  • 2007 – Melhor pelo público – Cooperative Children’s Book Center
  • 2009 – Prêmio Mark Twain – Associação de Bibliotecários da Escola do Missouri
  • Bestseller  – New York Times
  • Bestseller Infantil Nacional Book Sense

Adaptações Editar

Filme Editar

Um filme live-action como sequência de O Ladrão de Raios foi produzido também pela 20th Century Fox sendo dirigido por Thor Freudenthal, sendo lançado em 7 de agosto de 2013 com o nome de Percy Jackson e o Mar de Monstros tanto no Brasil quanto em Portugal. Logan Lerman, Alexandra Daddario, Brandon T. Jackson e Jake Abel reprisam seus papeis, sendo respectivamente Percy, Annabeth, Grover e Luke. Anthony Head substitui Pierce Brosnan como Quíron e o elenco ainda tem as adições de Douglas Smith como Tyson, Leven Rambin como Clarisse, Stanley Tucci como Dioniso, Nathan Fillion como Hermes, Robert Maillet como Polifemo (voz de Ron Perlman) e Robert Kneeper como Cronos.

Assim como o primeiro filme, acabou não muito bem recebido pela crítica e nem pelos fãs, arrecadando 202 milhões de dólares de bilheteria, tendo custado 90 milhões, com um lucro levemente inferior ao primeiro filme. As principais críticas dos fãs é o final do filme que já adapta a Grande Profecia (de forma diferente) com o retorno e a derrota de Cronos que acontecem apenas em A Batalha do Labirinto e O Último Olimpiano, respectivamente, além de Luke ser aparentemente morto por Polifemo, não se transformando no herói da profecia.

Graphic Novel Editar

Uma graphic novel adaptada por Robert Venditti, desenhada por Attila Futtaki e colorida por Tamás Gaspar foi produzida e lançada pela Disney Hyperion em 2 de julho de 2013. Chegou ao Brasil em 16 de julho de 2013 lançada pela Editora Intrínseca.

Curiosidades Editar

  • O Mar de Monstros é o livro mais curto do Riordanverso.
  • O livro é claramente inspirado na Odisseia, como ele até é mencionado nas referências mais claras como o próprio Mar de Monstros e o nome Ninguém sendo usado ao enfrentar Polifemo, mas algumas referências a história são mais escondidas:
    • Annabeth enfrenta Circe tomando uma multivitamina de Hermes após ela transformar Percy em um porquinho da índia. Odisseu/Ulisses também enfrenta Circe tomando uma droga entregada por Hermes após a feiticeira transformar seus aliados em porcos.
    • Annabeth pede que Percy a amarre no mastro do navio para que escute as sereias e se torne mais sábia. Odisseu/Ulisses também pede que seus homens o amarrem pelo mesmo motivo.
    • Grover ganha tempo de Polifemo tecendo seu seu vestido de noiva e o desfazendo secretamente. Penélope, esposa de Odisseu/Ulisses, usa a mesma estratégia para se livrar de um casamento arranjado por seu pai, dizendo que se casará após tecer um sudário para seu sogro, desmanchando o sudário secretamente a noite.
    • Percy se esconde montando debaixo de uma ovelha de Polifemo para entrar em sua caverna. Odisseu/Ulisses usa a mesma estratégia, mas para fugir após ter esfaqueado o olho do ciclope.
    • Polifemo pede que Poseidon amaldiçoe Percy, o que ele rapidamente diz que não acontecerá, pois também é filho do deus. Odisseu/Ulisses é de fato amaldiçoado por Poseidon após esfaquear o olho de Polifemo, o que o faz levar 10 anos para conseguir voltar para casa.
  • Blackjack aparece perto do fim do livro apesar de não ser nomeado e acaba sendo referido incorretamente como um pégaso feminino.
  • Esse é o primeiro livro a mostrar uma semideusa romana, que no caso é Hylla ainda que esse fato não seja mencionado aqui. Ela volta com um papel mais importante em O Filho de Netuno e O Sangue do Olimpo sendo filha de Belona e se tornando a rainha das Amazonas.
  • Ao explicar o mito do Velocino de Ouro, Annabeth menciona Cadmo e Europa como sendo parte da história quando na verdade eles são de um mito completamente diferente e os irmãos da história do Velocino são Frixo e Hele. Considerando a inteligência e memória de Annabeth, pode-se considerar um erro do autor Rick Riordan e não da personagem.